Se você está procurando um imóvel e não sabe qual a documentação que será solicitada na assinatura do contrato descrevi abaixo as principais.
A documentação completa reduz o prazo de liberação do financiamento. Erros, ou falta de algum ítem, faz com que a assinatura do contrato demore de 30 a 90 dias.
CRÉDITO IMOBILIÁRIO
documentos do comprador:
- carteira de identidade (RG);
- CPF;
- Certidão de estado civil (nascimento ou casamento) com validade de 6 meses, a contar da data de retirada do cartório. Casamento após 26.12.1977 em regime de comunhão universal de bens ou separação total de bens, trazer a cópia do Pacto Antinupcial;
- cópia dos 3 últimos contra-cheques, se assalariados;
- cópia 3 últimos IRs com recibo de entrega + DECORE( Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos) dos últimos 6 meses com firma reconhecida do contador, se autônomos ou empresários.
Se empresário é necessário ainda Contrato Social e respectivas alterações, balancete ou levantamento econômico;
- último comprovante de votação (dos 2 turnos, se for o caso) ou certidão de quitação eleitoral (http://www.tse.gov.br/);
- cópia completa do Imposto de Renda + recibo de entrega do último exercício;
- certidão negativa de tributos e contribuições federais (http://www.receita.fazenda.gov.br/);
- extrato atualizado do FGTS (se for utilizar);
- cópia do contrato de Promessa de Compra e Venda ou Carta de Recursos Próprios informando como será paga a parte não-financiada, constando a fonte ou localização e valor atualizado desses recursos (se a fonte for a venda de um automóvel, informar modelo, marca, ano e valor de mercado atual);
- preenchimento de formulários fornecidos pelo banco;
Exigências:
- atualização de cadastro (correntista);
- se casado, vale toda a documentação acima para o cônjuge.
Não existe a obrigatoriedade de ser correntista do banco. O cadastro pode ser feito junto com a entrega da documentação.
fonte: BANRISUL (Banco do Estado do Rio Grande do Sul)
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